OpenAI quer mudar leis de copyright do Brasil para investir mais

A OpenAI só vai investir mais no Brasil se o país revisar a lei de direitos autorais. A posição foi registrada na ata de uma reunião realizada em 4 de setembro, obtida pelo Intercept Brasil, e aponta que as regras atuais “impedem o uso de dados de empresas locais” para treinamento de modelos de inteligência artificial.

Segundo a companhia, o país reúne condições ideais de infraestrutura, energia e recursos naturais para abrigar grandes centros de computação, mas a expansão depende diretamente de mudanças no marco regulatório de IA e de maior flexibilidade na legislação de copyright. A empresa mencionou ainda que, apesar do interesse em investir cerca de US$ 5 bilhões, os planos estão suspensos.

sam-altman
A OpenAI até quer investir mais no Brasil, mas isso depende de mudanças na legislação local. (Fonte: Getty Images)

O que prevê a lei?

O marco regulatório de inteligência artificial (projeto de lei 2338/2023) em discussão no Brasil determina a remuneração de artistas, jornalistas, designers, empresas e demais titulares de conteúdo caso suas obras sejam usadas no treinamento de modelos de IA. Como o processo exige volumes massivos de dados, isso representaria um custo elevado para desenvolvedores e provedores de tecnologia.

Sam Altman confirma interesse no país

Apesar do impasse, Sam Altman, CEO da OpenAI, reforçou na última sexta-feira (7) que o Brasil é um “mercado extremamente relevante” para a empresa, sendo atualmente a terceira maior região em número de usuários do ChatGPT. Em setembro, a companhia inaugurou um escritório próprio em São Paulo, dando início a uma fase de expansão local.

Ainda assim, o primeiro data center da OpenAI na América Latina não será brasileiro: a empresa escolheu a Argentina para sediar a infraestrutura, um projeto estimado em US$ 25 bilhões.

Ministério critica postura da OpenAI

Para o secretário de direitos autorais e intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Souza, a postura da OpenAI “soa como chantagem sobre a soberania” brasileira. Ele afirmou que o direito autoral está protegido pela Constituição e não poderia ser flexibilizado sem uma reforma profunda: “Nem emenda constitucional resolve para vocês, teria que fazer uma Constituinte”.

Souza também destacou que discursos condicionando investimentos a mudanças regulatórias são recorrentes, e que o governo não vê o posicionamento da empresa como motivo de preocupação. O Ministério da Cultura defende a remuneração pelo uso de conteúdo no treinamento de IA.

Quer continuar acompanhando os desdobramentos da regulação de IA e o impacto das big techs no Brasil? Siga o TecMundo nas redes sociais para ficar por dentro das próximas atualizações.

Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.


Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado

Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.

Criação de Sites

Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais

Criação de Aplicativo

Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.

Saiba mais

SEO Estratégico

Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.

Saiba mais

Marketing Digital

Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.

Saiba mais

Estamos On-line

Abrir WhatsApp

Precisa de Site ou App?

Fale conosco agora mesmo!