Amazon planeja novo corte de empregos com milhares de demissões

A Amazon pode iniciar, esta semana, uma nova rodada de demissões em massa, atingindo milhares de empregos, conforme revelou a Reuters na última quinta-feira (22). Os cortes devem afetar a Amazon Web Services (AWS) e os setores de recursos humanos (RH), varejo e Prime Video.

No ano passado, a agência de notícias relatou que a gigante do comércio eletrônico planejava cortar 30 mil vagas. Cerca de 14 mil empregos foram eliminados em outubro, de áreas corporativas, e o novo ciclo previsto para o início de 2026 deve impactar uma quantidade semelhante de postos.

Redução de “camadas organizacionais e burocracias”

Em um primeiro momento, a big tech justificou as demissões de outubro com o crescimento das soluções de inteligência artificial (IA). Na ocasião, uma mensagem enviada aos funcionários citava que a nova geração de IA era a “mais transformadora” desde a invenção da internet, possibilitando acelerar as inovações.

  • Posteriormente, o CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou a analistas que a redução no quadro de funcionários não havia sido impulsionada pela IA nem por questões financeiras;
  • Segundo o executivo, a companhia acumulou várias camadas organizacionais e burocracias ao longo de anos que precisariam ser reduzidas;
  • “Você acaba com muito mais pessoas do que tinha antes, e acaba com muito mais camadas”, afirmou, à época;
  • Os demitidos foram informados que receberiam seus salários por mais 90 dias, prazo que termina nesta segunda-feira (26).
funcionario-demitido-carregando-caixa-cheia-de-pertences
Até então, a maior onda de demissões da Amazon somou 27 mil vagas cortadas entre 2022 e 2023. (Imagem: Khanchit Khirisutchalual/Getty Images)

Apesar de tais argumentos, o próprio Jassy comentou, no início de 2025, que as vagas na área corporativa da gigante do e-commerce tenderiam a diminuir com o passar do tempo devido aos avanços de IA. A tecnologia tem sido adotada em larga escala por empresas dos mais variados setores.

Chatbots inteligentes podem ser utilizados para desenvolver softwares e realizar diversos outros tipos de tarefas, colocando algumas profissões em risco. Além disso, os agentes de IA possibilitam automatizar atividades, reduzindo a dependência de especialistas humanos.

Maior rodada de demissões da Amazon

Caso as demissões se confirmem, essa pode ser a maior rodada de demissões da história da Amazon, chegando a cerca de 30 mil empregos cortados, considerando, também, a redução do final do ano passado. As vagas extintas representariam 10% da força de trabalho corporativa da marca.

No total, a gigante da tecnologia tem aproximadamente 1,5 milhão de contratados em todo o mundo. Porém, a maior parte desses funcionários está nos centros de distribuição e armazéns, onde são preparadas as entregas, e que também contam com a presença de robôs.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.

Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.


Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado

Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.

Criação de Sites

Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais

Criação de Aplicativo

Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.

Saiba mais

SEO Estratégico

Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.

Saiba mais

Marketing Digital

Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.

Saiba mais

Estamos On-line

Abrir WhatsApp

Precisa de Site ou App?

Fale conosco agora mesmo!