Chrono Trigger e mais: Relembre as referências de Ozzy Osbourne no mundo dos jogos

Nesta terça-feira (22), o lendário cantor e compositor Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos. Repentina, a despedida do Príncipe das Trevas comoveu os fãs, que prestaram inúmeras homenagens nas redes sociais. Sua última apresentação, nomeada “De Volta ao Começo”, ocorreu ainda no dia 5 deste mês de julho e reuniu toda a banda Black Sabbath, além de participações especiais.

Além de deixar um legado histórico no mundo da música e no cinema, Ozzy e suas músicas também fizeram algumas aparições especiais no mundo dos jogos – algumas mais inusitadas que outras. Talvez, uma das menos conhecidas seja uma homenagem na versão americana do clássico Chrono Trigger, que estreou originalmente em 1995 no Super Nintendo.

Durante a tradução para o inglês, feita por Ted Woolsey na Square Soft, o trio de generais inimigos que servem a Magus foi renomeado para homenagear astros do rock norte-americano – e um deles é justamente Ozzie, em homenagem ao icônico vocalista do Black Sabbath. Para acompanhar, há também Slash e Flea, que fazem referência ao guitarrista do Guns n’ Roses e ao baixista do Red Hot Chilli Peppers, respectivamente.

Ozzie, de Chrono Trigger.

Além de trazer uma pequena homenagem, a tradução também traz uma alternativa curiosa para os nomes originais. Na versão japonesa, o trio referenciava molhos e condimentos para alimentos: Ozzie (Vinegar / Vinagre), Slash (Soysaw / Molho de Soja) e Flea (Mayonnai / Maionese).

Embora essa seja apenas uma menção honrosa, Ozzy já apareceu para valer em outros jogos icônicos dos anos 2000. Conheça mais sobre eles!

Lenda do metal e também dos jogos

Entre as aparições mais memoráveis de Ozzy Osbourne nos videogames, Brütal Legend certamente ocupa um lugar de destaque. Lançado em 2009 pela Double Fine Productions, o jogo não se contém nas referências ao mundo do heavy metal. Nele, Ozzy interpreta o Guardian of Metal, uma entidade sobrenatural que ajuda o protagonista a desbloquear novas habilidades ao longo da jornada. Seu visual caricatural e sua voz marcante estão presentes e criam um personagem memorável.

No entanto, mais do que uma simples participação especial, Ozzy realmente empresta sua personalidade e presença ao personagem, o que casa perfeitamente com a estética do jogo. Além do vocalista, Brütal Legend também conta com participações de outras lendas do rock, como Lemmy Kilmister, Rob Halford e Lita Ford.

Ozzy em Brütal Legend.

Outro jogo em que Ozzy brilhou foi Guitar Hero World Tour, lançado um ano antes, em 2008. No clássico absoluto da Activision, o cantor aparece como personagem jogável, permitindo aos fãs assumir seu papel em shows. 

Seu visual foi recriado com fidelidade, incluindo suas roupas, trejeitos e expressões faciais. No título, é possível jogar com Ozzy interpretando dois de seus maiores sucessos, “Crazy Train” e “Mr. Crowley”, ou como em bandas personalizadas.

Ozzy em Guitar Hero World Tour.

Ozzy também nas trilhas sonoras de jogos

É claro, o legado de Ozzy também está nas trilhas sonoras dos jogos, com clássicos do cantor e suas bandas marcando presença em jogos de diferentes estilos. Um dos primeiros a utilizá-lo foi Vid Grid, em 1994, com a faixa “No More Tears”. Já em 2002, GTA: Vice City apresentou “Bark at the Moon” nas rádios da cidade, reforçando o clima rebelde do jogo. A mesma canção voltaria em Guitar Hero, em 2005, em uma versão cover desafiadora.

No ano seguinte, GTA: San Andreas incluiu “Hellraiser” em sua programação musical, enquanto Madden NFL 08 trouxe “I Don’t Wanna Stop”. Ozzy também marcou presença em títulos musicais, como Karaoke Revolution Presents: American Idol Encore, com o dueto “Close My Eyes Forever”, ao lado de Lita Ford. Em Brütal Legend, as faixas “Believer” e “Mr. Crowley” ajudaram a construir a atmosfera épica e sombria da aventura.

Ozzy Osbourne: assista às últimas músicas cantadas pela lenda | TMDQA!
Ozzy em seu último show, “Back to the Beginning”.

A franquia Rock Band também abraçou o som do Príncipe das Trevas em diversas ocasiões. Em Rock Band 2, faixas como “Crazy Babies”, “No More Tears” e “Let Me Hear You Scream” foram disponibilizadas como DLC. Já Rock Band 3 e Rock Band 4 incluíram hits como “Crazy Train”, “Bark at the Moon” e “Miracle Man” em suas playlists.

Confira outros jogos com músicas do Príncipe das Trevas:

  • Guitar Hero World Tour (2008)“Stillborn”
  • Rock Band 2 (DLC) (2010) – “Diggin’ Me Down”
  • Rock Band 2 (DLC) (2010) – “Soul Sucker”
  • Rock Band 3 (DLC) (2011) – “Diary of a Madman”
  • Rock Band 3 (DLC) (2011) – “Mama, I’m Coming Home”
  • Madden NFL 11 “Let Me Hear You Scream” (2010)
  • Madden NFL 13 “Crazy Train” (2012)
  • Madden NFL 25“Crazy Train” (2013)
  • Rock Band 4 (DLC) – “Road to Nowhere” (2016)
  • WWE 2K23“Take What You Want” (com Post Malone e Travis Scott) (2023)
  • Rocksmith+“21st Century Schizoid Man” (2024)

E você, chegou a jogar algum jogo com o Ozzy Osbourne? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.


Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado

Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.

Criação de Sites

Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais

Criação de Aplicativo

Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.

Saiba mais

SEO Estratégico

Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.

Saiba mais

Marketing Digital

Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.

Saiba mais

Estamos On-line

Abrir WhatsApp

Precisa de Site ou App?

Fale conosco agora mesmo!