Empresa de tecnologia F5 revela roubo de dados em grave violação de segurança

A empresa de cibersegurança F5 confirmou na quarta-feira (15) ter sido alvo de um ataque cibernético que resultou no roubo de informações sobre vulnerabilidades ainda não divulgadas e de partes do código-fonte da tecnologia BIG-IP. De imediato, ela disponibilizou dezenas de patches para corrigir as falhas, inclusive as expostas na ação.

Segundo a companhia americana, que possui mais de 23 mil clientes em todo o mundo, os invasores permaneceram em seus sistemas internos por meses, possibilitando a coleta de dados sigilosos. Em mensagens enviadas aos usuários da plataforma, ela teria atribuído a operação a cibercriminosos chineses, conforme a Bloomberg.

hacker-usando-notebook
Segundo a F5, invasores permaneceram oculto em sua rede durante vários meses. (Imagem: urbazon/Getty Images)

Gravidade do ciberataque

A F5 afirmou que não há evidências de exploração das vulnerabilidades vazadas, até o momento. No entanto, a organização sem fins lucrativos Shadowserver Foundation identificou 266.978 endereços IP com dispositivos BIG-IP expostos online desde o incidente, mais da metade deles nos Estados Unidos.

  • Principal produto da companhia, o BIG-IP é utilizado por bancos, empresas de telecomunicações, energia, serviços públicos e grandes corporações, na entrega de apps e no gerenciamento de tráfego;
  • Conforme o diretor de segurança da Tenable, Bob Huber, a violação aos sistemas da F5 compromete os servidores da empresa e todos os sistemas protegidos por eles, representando uma ameaça de proporções globais;
  • O especialista destacou que a tecnologia é usada “para proteger tudo”, de agências de governos à infraestrutura crítica;
  • No caso dos EUA, ele destacou que os riscos são ainda maiores devido ao shutdown, paralisação parcial das atividades ligadas à administração federal.

“Nas mãos de um agente hostil, esses dados roubados são uma chave mestra que pode ser usada para lançar ataques devastadores, semelhantes às campanhas realizadas pelo Salt Typhoon e pelo Volt Typhoon”, afirmou o ex-líder cibernético da Força Aérea dos EUA. Ele se refere aos hackers especializados em espionagem online.

Ainda de acordo com Huber, ações de prevenção e monitoramento contínuo são essenciais para identificar possíveis exposições e mitigar riscos, bem como seguir as orientações de atualização da F5 e autoridades competentes. “Nossa única defesa é eliminar todos os caminhos possíveis antes que eles decidam atacar”, sugeriu.

Em comunicado, a F5 recomendou que todos os clientes instalem os patches de segurança o mais rápido possível. Já a Agência de Cibersegurança dos EUA (CISA) exigiu que as atualizações sejam instaladas pelas agências federais até o próximo dia 22, além de ordenar a desconexão dos dispositivos sem suporte.

Curtiu o conteúdo? Então, confira mais notícias sobre cibersegurança no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.

Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.


Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado

Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.

Criação de Sites

Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais

Criação de Aplicativo

Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.

Saiba mais

SEO Estratégico

Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.

Saiba mais

Marketing Digital

Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.

Saiba mais

Estamos On-line

Abrir WhatsApp

Precisa de Site ou App?

Fale conosco agora mesmo!