Google muda discurso e admite nos tribunais que a internet aberta está decaindo
A Google abertamente admitiu pela primeira vez que a internet aberta, acessível e independente das plataformas está “em rápido declínio“. A fala foi encontrada em documentos submetidos pela companhia como parte da defesa em uma ação judicial nos Estados Unidos.
O caso envolve a acusação já aceita pelo juiz de que a Google é um monopólio no setor de publicidade online, restando apenas a determinação da pena. Na argumentação, a gigante alega que auxilia uma série de páginas com o atual modelo de compartilhamento de receita com sites e ferramentas que concordam em exibir banners e outras formas de anúncio.
O processo é parecido com a batalha judicial já encarada pela companhia sobre as alegações de ser um monopólio no setor de buscas. Esse status foi confirmado pelo juiz, mas a punição para a empresa foi a menor possível — algumas das possibilidades incluíam até vender a divisão do navegador Google Chrome, o que não precisa mais acontecer.
Google admits in a court doc filed Friday afternoon that the “open web is already in rapid decline” after Google execs for months have been saying the “web is thriving” https://t.co/edtgjUdEC2 via @jason_kint pic.twitter.com/MHfBt90bNS
— Barry Schwartz (@rustybrick) September 8, 2025
Caso seja punida, a Google pode ter que separar ou vender algumas unidades ou ferramentas de gerenciamento de anúncios, ou então compartilhar o código dessas plataformas com concorrentes. A companhia alega que, se fizer isso, vai “prejudicar publicadores que atualmente dependem da receita de exibição de anúncios da internet aberta“.
Acusada várias vezes de prejudicar o tráfego de sites com mudanças no algoritmo ou a implementação do recente resumo por inteligência artificial (IA) que reduz o tráfego direto para outras páginas, a Google nos últimos meses adotou o discurso contrário por meio de falas de executivos. Além de um deles citar que a web na verdade está “prosperando”, o próprio CEO da empresa, Sundar Pichai, disse que a web não está morrendo.
O que é a internet aberta?
- A internet aberta (ou open web, no termo original e mais usado em inglês) é tudo aquilo da internet que não está em plataformas específicas e que restringem o acesso ao conteúdo por meio do próprio serviço;
- O termo serve tanto para indicar tecnologias e seus padrões, como código aberto de serviços, ou ferramentas disponibilizadas para desenvolvedores, quanto um espaço diverso, plural e acessível, que contribui para o ambiente de livre expressão e inclusão digital;
- O princípio da internet aberta é ser criada, mantida e acessada por usuários, não governos ou grandes corporações, e não ter uma curadoria de conteúdo definida por filtros pouco transparentes e altamente customizados;
- A tese de que a internet aberta está em declínio e hoje a rede é ocupada cada vez mais por “jardins murados”, como redes sociais e outras plataformas digitais, é defendida já há alguns anos por especialistas e ganhou ainda mais força recentemente;
O que diz a Google
Na postagem do jornalista no X, o vice-presidente de Anúncios Globais da Google, Dan Taylor, respondeu a uma das primeiras publicações sobre o assunto com outra versão sobre a fala.
De acordo com o executivo, a fala da Google envolve apenas a exibição visual de anúncios nesse ambiente e não a internet aberta como um todo. “Como você sabe, os orçamentos de anúncios acompanham o tempo gasto pelos usuários e os profissionais de marketing enxergam os resultados cada vez mais em áreas como TV conectada, mídia de varejo e muito mais” argumenta.
Em resposta, Barry alega que isso na verdade “não faz diferença alguma” e é apenas o reconhecimento de um mesmo cenário, porém do ponto de vista da própria companhia.
Você concorda com a alegação da Google ou acha que a situação na internet atual é de otimismo? Conte a sua opinião para a gente nas redes sociais do TecMundo!
Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.
Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado
Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.
Criação de Sites
Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.
Saiba maisCriação de Aplicativo
Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.
Saiba maisSEO Estratégico
Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.
Saiba maisMarketing Digital
Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.
Saiba mais