Marinheiro francês revela posição de porta-avião nuclear ao usar app de corrida
A localização do porta-aviões Charles de Gaulle foi revelada depois que um marinheiro usou o aplicativo Strava para registrar suas atividades físicas no convés da embarcação francesa, conforme noticiou o Le Monde na última quinta-feira (19).
O caso aconteceu na semana passada e na ocasião o navio estava a noroeste do Chipre, a cerca de 100 km da costa da Turquia, quando o tripulante compartilhou os dados de seus exercícios, registrados em um smarwatch, com o app de corrida. A presença dos militares na região tem relação com a guerra entre Israel e Estados Unidos contra o Irã.
Colocando a tripulação em risco
De acordo com o jornal, o tripulante do porta-aviões nuclear da França possui um perfil público no Strava. Dessa forma, qualquer pessoa com acesso à plataforma pôde ver os dados compartilhados por ele e foi assim que a reportagem descobriu a localização do navio.
- No último dia 13, o oficial da Marinha francesa enviou ao app os registros dos pouco mais de 7 km de corrida, percorridos em quase 36 minutos, incluindo os dados do GPS de seu relógio;
- Comparando essas informações com imagens de satélite da região, na mesma data, o jornal confirmou que a embarcação de 262 m de comprimento estava mesmo na área;
- Pelo perfil do marinheiro apelidado de Arthur (nome fictício), foi possível descobrir, ainda, que ele esteve em Cherbourg (França) e Copenhague (Dinamarca) no mês passado;
- Outros perfis de tripulantes também compartilharam seus dados no app, alguns com fotos das atividades, do convés e da paisagem, igualmente revelando a posição do Charles de Gaulle.

Embora a missão do porta-aviões não fosse um mistério, já que a passagem pela região havia sido anunciada no início do mês, o compartilhamento do posicionamento em tempo real representa riscos no contexto do conflito atual. Recentemente, bases francesas foram atacadas pelo Irã.
Nessas ofensivas, um soldado foi morto e outros seis ficaram feridos, depois de um ataque com drones direcionado à base localizada no Iraque.
Questionado sobre a descoberta da localização do navio por meio do app de corrida, o Estado-Maior das Forças Armadas da França disse que a divulgação desses dados “não está em conformidade com os regulamentos vigentes”. As autoridades disseram que tomarão “medidas apropriadas” para solucionar o caso.
Curtiu o conteúdo? Siga no TecMundo e conheça o Geospy, app com capacidade de descobrir o local em que uma foto foi tirada.
Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.
Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado
Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.
Criação de Sites
Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.
Saiba maisCriação de Aplicativo
Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.
Saiba maisSEO Estratégico
Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.
Saiba maisMarketing Digital
Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.
Saiba mais