Pesquisadores criam ‘nariz inteligente’ que identifica metanol em bebidas pelo cheiro
Após a expansão no número de casos de bebidas contaminadas com metanol, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um método que detecta a substância pelo aroma. Chamado de nariz eletrônico, o equipamento precisa somente de uma gota da bebida para encontrar rastros de compostos danosos.
Segundo o professor do Centro de Informática da UFPE, Leandro Almeida, o dispositivo “transforma aromas em dados”. De início, os cientistas apresentam para a máquina somente amostras verdadeiras de bebidas, para o nariz eletrônico ficar calibrado e entender os aromas reais dos conteúdos.
Em seguida são inseridas as versões contaminadas por metanol, e a leitura dos aromas leva cerca de um minuto para ser concluída. Por meio do monitoramento realizado, o nariz inteligente consegue detectar a presença de agentes danosos à saúde humana, incluindo o metanol e outros compostos com margem de segurança de 98%.

A análise do nariz eletrônico aponta fraudes, como a diluição das bebidas em água. “Esses dados alimentam a inteligência artificial que aprende a reconhecer a assinatura do cheiro de cada amostra”, explica o professor Leandro Almeida.
Nariz eletrônico tem outras aplicações importantes
Inicialmente, o nariz eletrônico inteligente não foi desenvolvido para detectar metanol em bebidas. O equipamento foi criado com o setor de petróleo e gás em mente, para avalizar o odorizante do gás natural, ou seja, o cheiro adicionado ao gás de cozinha usado para detectar vazamentos.
- A tecnologia de aromas do nariz inteligente também pode identificar adulterações em cafés, carnes, pescados, peixes, etc;
- Os pesquisadores lembram que a indústria alimentícia vem usando equipamentos para verificar a qualidade do óleo de soja para produção de margarina;
- A equipe por trás do dispositivo trabalha em formas para viabilizar essa tecnologia no setor de bares e restaurantes;
- O objetivo é que os responsáveis pelos estabelecimentos possam operar o nariz eletrônico para detectar imperfeições nas bebidas;
- A produção de equipamentos portáteis para que as próprias empresas verifiquem a qualidade de seus produtos também está em pauta.
O anúncio do nariz eletrônico digital da UFPE ocorreu durante o Rec’n’Play 2025, festival de inovação e tecnologia sediado em Recife. Vale notar que a UNESP também criou um teste rápido para identificar a presença do metanol em bebidas adulteradas, muito antes da explosão de casos recentes.
Para saber mais sobre ciência e o desdobramento dos casos de metanol, fique de olho no site do TecMundo.
Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.
Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado
Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.
Criação de Sites
Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.
Saiba maisCriação de Aplicativo
Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.
Saiba maisSEO Estratégico
Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.
Saiba maisMarketing Digital
Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.
Saiba mais