Fábricas da Xiaomi serão controladas por IA e robôs humanoides em até 5 anos, prevê CEO
Planejando transformar completamente sua cadeia de produção, a Xiaomi terá fábricas controladas por sistemas de IA e a presença em larga escala de robôs humanoides em até cinco anos. A previsão é do CEO da gigante chinesa, Lei Jun, que comentou sobre o assunto em entrevista ao jornal Beijing Daily na última sexta-feira (28).
Segundo o executivo, os robôs serão capazes de assumir atividades atualmente realizadas por humanos nas plantas industriais da companhia, agilizando a produção. O plano é colocar a marca e o país na vanguarda da “manufatura inteligente”, impulsionando a modernização da indústria.
Fim do trabalho humano nas fábricas da Xiaomi?
Para aumentar a eficiência em suas instalações, a marca chinesa vem investindo cada vez mais em soluções de inteligência artificial e robótica. Algumas fábricas da big tech já contam com tais tecnologias e Jun deu um exemplo prático de como elas são usadas e as vantagens oferecidas.
- Na fábrica onde é produzido o carro elétrico da Xiaomi, um sistema de raios-X alimentado por IA tem a função de inspecionar peças;
- Quando realizado manualmente, o trabalho pode gastar alguns minutos e ser cheio de imprecisões;
- Mas quando o mecanismo inteligente entra em ação, a inspeção não passa de dois segundos e é cinco vezes mais precisa do que a tarefa realizada pelos inspetores de carne e osso;
- Além de acelerar o trabalho e reduzir custos, a automação mantém a empresa competitiva no cenário global, conforme Jun, que também destacou os investimentos feitos pela concorrência.

Para o CEO, o uso da IA com robôs humanoides na indústria convencional possibilitará a abertura de um mercado com investimentos que chegarão a trilhões de yuans. No entanto, não explicou se a empresa planeja substituir por completo os trabalhadores humanos em suas fábricas.
Jun também acredita que a estratégia de automatizar as fábricas da Xiaomi vai acelerar a adoção dos robôs com características humanas, inclusive para aplicações domésticas. Recentemente, o governo chinês alertou sobre a possibilidade de uma bolha econômica no segmento.
Investimentos em robótica
Há algum tempo, a Xiaomi se prepara para adotar a robótica em suas fábricas. Um dos primeiros passos foi a construção do robô humanoide CyberOne, que teve o protótipo revelado em 2022, quando mostrou habilidades para caminhar em terrenos acidentados, identificar reações e manusear objetos.
A gigante da tecnologia também possui duas gerações do cão-robô CyberDog, igualmente cheio de habilidades e alimentado por IA. O quadrúpede possui uma série de sensores para interagir com o ambiente e pode servir de base para uma versão adaptada ao setor industrial, assim como o Spot, da Boston Dynamics.
E você, o que pensa sobre a possível substituição de humanos por robôs nas fábricas da Xiaomi? Comente nas redes sociais do TecMundo.
Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.
Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado
Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.
Criação de Sites
Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.
Saiba maisCriação de Aplicativo
Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.
Saiba maisSEO Estratégico
Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.
Saiba maisMarketing Digital
Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.
Saiba mais