Tipos de processadores: conheça as diferenças e funcionalidades

Entre os muitos componentes internos dos computadores, um deles é normalmente mencionado como o grande responsável pelo bom funcionamento do sistema. Trata-se do processador, que atua basicamente para manter a máquina de fato funcionando.

Mas você conhece quais são os tipos de processadores de computador, as diferenças entre eles e como escolher o modelo que mais se encaixa na sua necessidade? A seguir, confira informações que incluem o papel dele no PC e por que ele é tão importante assim.

O que é um processador e qual seu papel no computador?

O processador é um componente de equipamentos responsável por controlar funções e executar tarefas no sistema. Elas envolvem trabalhar com os dados recebidos de outros componentes, realizar cálculos e rodar programas — desde navegação até conteúdos como vídeos e jogos.

Ele é normalmente comparado a um cérebro e, até por isso, é tido como um dos componentes internos mais importantes da máquina. Assim como algumas das tarefas cognitivas do órgão humano, ele recebe e processa instruções para convertê-las em ações. Isso significa que ele está ligado tanto ao funcionamento básico do PC quanto ao desempenho da máquina. Quanto mais avançado e rápido é o modelo do chip, mais ele é capaz de executar atividades complexas e simultâneas.

processador-Amd-ryzen
Imagem: Divulgação/AMD

Especificamente, o processador recebe dados por meio de um código binário e converte essas informações em operações integradas com outros componentes do PC, como a RAM. O chip é construído a partir de transistores, componentes minúsculos que amplificam sinais elétricos e convertem informações.

Como são classificados os processadores?

Os processadores para PC são classificados de acordo com especificações técnicas. Elas incluem variações na fabricação e na quantidade ou sofisticação dos componentes.

  • arquitetura utilizada e o processo de fabricação, medida em nanômetros (nm);
  • o número de núcleos (single-core ou multi-core);
  • a frequência de operação dos clocks, medida em gigahertz (GHz);
  • o cache integrado no chip;
  • o consumo e a eficiência energética (TDP).

Principais tipos de processadores para PC

Seja em lojas ou conversas entre consumidores, a palavra processador traz uma questão de nomenclatura que exige atenção. Normalmente, o termo “processador” em computadores é usado para se referir de forma específica à unidade de processamento central, mais conhecida pela sigla CPU.

Entretanto, um equipamento pode conter diferentes tipos de processadores em sua composição. Em outros casos, em vez da CPU, o aparelho utiliza outro tipo de chip com características diferentes. Conheça alguns deles:

  • Unidade de processamento central (CPU): esse é o componente chamado com, maior frequência apenas de “processador”, sendo o responsável pelas operações lógicas e de coordenação de tarefas em todo o dispositivo.
  • Unidade de processamento gráfico (GPU): principal componente de uma placa de vídeo, ela recebe informações e renderiza imagens em tempo real. Atualmente, é também bastante usada para processar modelos de IA.
  • Unidade de processamento acelerado (APU): componente híbrido que integra CPU e GPU em um único chip. A estrutura cuida tanto do processamento de tarefas quanto de gráficos e, por ser única, otimiza o espaço interno e a economia de energia.
  • Unidade de processamento neural (NPU): mais recente que as demais, ela é otimizada para lidar com redes neurais. Na prática, a peça é voltada para geração de conteúdo, aprendizado de máquina e treinamento de sistemas de IA.
  • System-on-a-chip (SoC):  chip integrado que concentra vários componentes do computador, incluindo os demais tipos de processadores e até o modem. Atualmente, são mais usados em mini PCs e alguns notebooks.

Intel x AMD: quais são as principais diferenças?

Duas companhias disputam a indústria de processadores para PC há décadas: Intel e AMD. O chip de ambas está presente como alternativa em desktops e notebooks das principais fabricantes globalmente.

No geral, ambas as marcas contam com famílias bem versáteis de chips, desde processadores de entrada e para dispositivos que realizem apenas tarefas mais básicas, como navegação pela internet e estudo, até os componentes top de linha, para lidar com jogos pesados, processar dados em larga escala e programas de uso profissional.

processador-intel-core-ultra-chip
Imagem: Divulgação/Intel

Ao longo dos últimos anos, a Intel lançou processadores focados em tarefas que exigem alto desempenho por quantidade de núcleo. Já a AMD costuma oferecer uma melhor relação custo-benefício — o que não significa que ela sempre será barata, mas que leva vantagem contra a rival em modelos equivalentes.

Porém, esse cenário tende a variar conforme a geração, a arquitetura dos processadores e até mesmo a estratégia adotada pelas companhias.

32 bits x 64 bits: qual a diferença entre os processadores?

Uma das diferenciações mais comuns entre processadores está na existência de modelos de 32 bits e 64 bits. Esse número indica a quantidade de dados que um chip é capaz de acessar em uma memória e processar de uma só vez.

Na prática, processadores de 32 bits manipulam até 32 bits de dados por ciclo de clock. Já os modelos de 64 bits lidam o dobro de dados por ciclo. Isso significa que ele acessa uma maior quantidade de dados mais rapidamente, executando mais tarefas e ações complexas em alta velocidade.

A escolha para o seu PC, porém, depende de alguns fatores. O próprio sistema operacional e os programas rodados precisam ser compatíveis com o chip de 64 bits para justificar a escolha, por exemplo.

Processadores multicore: dual, quad e octa-core

O núcleo de um processador é o componente básico e central responsável pela execução de tarefas propriamente dita. Ao longo dos anos, CPUs foram acumulando esses núcleos (cores) em sua composição, o que traz uma série de vantagens em termos de performance.

No geral, quanto mais núcleos a CPU tiver, melhor pode ser o seu desempenho geral para realizar múltiplas funções. O processador pode ser dual-core (dois núcleos), quad-core (quatro núcleos), octa-core (oito núcleos) e até deca-core (dez núcleos). Nos modelos de maior quantidade, os cores não são iguais: alguns são focados em tarefas pesadas, enquanto outros atuam com aplicativos em segundo plano, por exemplo.

Porém, chips multi-core devem ser configurados e integrados ao sistema para que o equipamento de fato direcione tarefas específicas a cada núcleo, usando a estrutura de forma otimizada. Disso, para além da quantidade de núcleos, outros fatores importantes aqui envolvem a velocidade dos clocks (ciclos) e também a eficiência energética do chip.

A evolução dos processadores de PC ao longo dos anos

Assim como outros componentes de computadores evoluíram, como memórias, telas e periféricos, os processadores passaram ao longo dos anos por muitas transformações em diversos aspectos. Antes do chip em si ser criado, qualquer tarefa exigida ao programador demandava programações manuais em cabos e chaves.

A ideia de uma unidade para cálculos e operações em uma máquina foi colocada em prática por volta de 1945 em um projeto chamado EDVAC, depois adotado por outros computadores de larga escala e operação manual em universidades ou no meio militar.

imagem-mostra-o-lendário-Intel-4004
O lendário Intel 4004. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Após outras evoluções que incluem a criação do transistor e a miniaturização de componentes, o processador é condensado em um circuito integrado de silício a partir da década de 1970. O Intel 4004 foi o primeiro microprocessador, seguido por modelos como o Intel 8080 e rivais como o Motorola 68000 e o Zilog Z-80.

A chegada da arquitetura x86 (no meio da década de 1970) também contribuiu para a chegada de modelos com clocks cada vez maiores e estabeleceu a rivalidade de vez entre Intel e AMD. As próximas grandes mudanças foram o lançamento de modelos dual-core e a chegada dos primeiros chips 64 bits, como o AMD Opteron.

Com o passar das gerações, a capacidade dos processadores aumenta consideravelmente, assim como a economia de energia. Novas arquiteturas desenvolvidas tornam esses componentes cada vez menores ao mesmo tempo, em que concentram mais circuitos integrados, em uma inovação que impacta diretamente a forma e o desempenho de um PC.

Como escolher o processador ideal para seu computador?

  • Ao montar um PC do zero, cheque se o processador é compatível com o seu sistema operacional e a placa-mãe. Caso o aparelho esteja pronto, verifique se ele roda de forma otimizada seus aplicativos mais usados;
  • Defina qual será o uso do aparelho, desde navegação tradicional até rodar jogos ou programas pesados. Feito isso, confira as especificações técnicas do processador — incluindo a velocidade do clock, o cache e o número de núcleos e threads — para escolher um chip que atenda a essas necessidades;
  • Estabeleça um valor máximo para gastar no processador e faça pesquisas no mercado. O valor entre os chips varia bastante entre as gerações e nos modelos de uma mesma família;

Vale lembrar ainda que o processador é só um dos vários componentes responsáveis pela performance de um computador. No geral, é preciso se atentar também a recursos como RAM, armazenamento interno e placa-mãe, sem contar o próprio sistema operacional.

Interessado em saber tudo sobre IA, da origem até as aplicações atuais? Confira mais informações nesse artigo do TecMundo!

Os textos acima não são de nossa autoria, são de sites de tecnologia que fornecem as matérias para consulta na internet.


Criação de Aplicativos, Sites e Marketing Digital
Mais de 20 anos no mercado

Criação de sites, aplicativos e lojas virtuais, somos uma agência de criação nacional. Temos uma solução web completa para criar o site da sua empresa. Colocamos o seu site no topo do Google. Solicite um orçamento para criação de site, aplicativo, sistema ou loja virtual.

Criação de Sites

Ter um site de qualidade é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais

Criação de Aplicativo

Somos especializados em criação de apps na tecnologia IOS e Android. Temos mais de 100 apps desenvolvidos.

Saiba mais

SEO Estratégico

Chegar ao topo dos buscadores e direcionar leads qualificados são cruciais para a construção de seu negócio.

Saiba mais

Marketing Digital

Nossa equipe de marketing é especializada em conversões, aumento de tráfego e expanção de visibilidade.

Saiba mais

Estamos On-line

Abrir WhatsApp

Precisa de Site ou App?

Fale conosco agora mesmo!